/
meu blog

Gabrielle Mendes
Cães & Gatos
Bem vindo ao maior e melhor blog falando sobre cães e gatos de toda petpremios.Aqui você pode encontrar grande conteúdo de cães e gatos...obrigada pela visita e boa leitura.
Assine

Meu Rss



Como medicar o animal?
data: 13/04/2008
Visualizado: 480


Na maioria das vezes, levar seu animal ao veterinário é a parte mais fácil do processo de tratar seu animal. Na hora de dar o remédio ao bicho, as coisas tendem a ficar difíceis... Normalmente eu ensino meus clientes com dar a medicação receitada ao animal (e aqui fica a dica para os veterinários que assinam: sempre explique bem ao proprietário como medicar, pois a maioria não sabe), e agora vou ensinar à você:

Gotas: a não ser que seja especificado na receita ou na bula do remédio para diluir as gotas em algum líquido, o melhor jeito de dá-las é pingar diretamente na boca do animal. A primeira dose vai ser fácil, abra a boca do bicho e pingue na língua, a partir da segunda dose as coisas se complicam, já que normalmente o remédio tem gosto amargo. Você pode pingar na gengiva ou nos dentes. Para isso vire a cabeça do animal de lado ou deite-o lateralmente.

Líquidos: (funciona também para gotas ou sólidos que precisam ser diluídos) coloque o medicamento em uma seringa sem agulha e com o animal em pé ou sentado, erga o queixo dele e mantenha a boca fechada. Puxe o lábio superior do animal um pouco para cima, enfie o bico da seringa no espaço existente atrás do canino e infete o remédio. Você pode também injetar o medicamento no fundo da bochecha, mas a perda é maior. Lembre-se de fazer isso com a boca (do animal) fechada e o queixo erguido. NUNCA injete o medicamento no fundo da boca ou direto na garganta. Se o remédio tiver um gosto bom, tente oferecer direto da colher ou dosador.

Comprimidos, pastilhas, drágeas e pílulas: existem vários métodos, vou descrever, em ordem, do mais fácil ao mais difícil.
Simplesmente ofereça o comprimido ao animal. Você vai ficar surpreso com a quantidade de animais que comem o remédio sem que seja preciso força-lo para isso.
Abra a boca do animal e coloque o medicamento o mais fundo possível na garganta. Observe o animal por alguns instantes para ver se ele realmente engoliu o remédio. NÃO JOGUE ÁGUA OU OUTRO LÍQUIDO NA GARGANTA PARA LAVAR O MEDICAMENTO!
Faça bolinhas com algum alimento que seu animal adora (carne moída crua, miolo de pão, bolo...) e recheie com o remédio. Ofereça ao animal.
Obs.:1. coloque 1 comprimido em cada bolinha ou seu animal pode descobrir o recheio.
Obs.:2. este método funciona bem para animais vorazes, que mastigam pouco antes de engolir. Não funciona com gatos.
Dilua o medicamento em água e dê usando o método para líquidos.

Cápsulas: o pó contido dentro das cápsulas normalmente não deve ser retirado de dentro do invólucro de gelatina, pois geralmente o medicamento é fabricado dessa maneira para ser absorvido em determinado ponto do sistema digestivo. Por isso não deve ser dissolvido em líquido. Tente os 3 primeiros métodos para comprimidos.

Pós: geralmente são para ser pulverizados sobre a comida. Se seu animal se recusa a comer, você pode diluir em água e dar como líquido, ou misturar com pequenas porções de alguma comida extremamente saborosa (como ração em lata, carne crua, pão, bolo etc...)

Observações gerais: Antes de medicar um gato, enrole-o em um pano grosso, prendendo as 4 patas bem firmes e se possível use roupas de tecido grosso como brim ou jeans. Use o primeiro método para dar líquidos, pós e comprimidos diluídos ou coloque o comprimido no fundo da garganta. Os outros métodos não funcionam.
As medicações injetáveis devem ser aplicadas por profissionais, por isso não são discutidas aqui.
Comprimidos, drágeas e pílulas podem ser triturados e misturados a pequenas quantidades de alimentos - para animais que comem em pequenos bocados.
Nunca coloque o medicamento na vasilha de ração junto com a quantidade total da refeição. Normalmente o animal come a comida e deixa o remédio de lado, ou se for um pó ou líquido de sabor e/ou odor desagradável, ele pode simplesmente se recusar a comer.




Ver comentários | escrever comentário




lista de artigos
carregando...


guias locais
 Todos os guias
 Acre
 Alagoas
 Amapá
 Amazonas
 Bahia
 Ceará
 DF
 Espírito Santo
 Goiás
 Maranhão
 Mato Grosso
 Mato Grosso do Sul
 Minas Gerais
 Pará
 Paraíba
 Paraná
 Pernambuco
 Piauí
 Rio de Janeiro
 Rio Grande do Norte
 Rio Grande do Sul
 Rondônia
 Roraima
 Santa Catarina
 São Paulo
 Sergipe
 Tocantins


início topo comprar petlances campeonatos leilões videos ajuda mídia contato
cães gatos outros petgames comunidades blogs já ganhou favoritos mapa do Site